7 dicas para a iluminação de pátios – Notícias Zona Sul
Vire o celularVire o celular
7 dicas para a iluminação de pátios

7 dicas para a iluminação de pátios

Dicas

O pátio de uma casa tem o potencial de se tornar o espaço mais encantador de uma residência. É um lugar que reúne familiares e amigos para momentos de convivência que ficam gravados na memória de todos. Mas para ter uma área externa confortável e acolhedora são necessários alguns cuidados, especialmente em relação à iluminação.

Confira nossas dicas e se inspire para aproveitar ao máximo os pátios privativos que as casas do Las Rocas oferecem.

1. Observe o espaço ao final da tarde e à noite

Para começar, vale observar como é a luz no seu pátio ao final da tarde e à noite. Vale lembrar também que, conforme a estação, a incidência muda. Além de prestar atenção na luz natural, veja o quanto a iluminação interna da residência atinge o pátio – ela pode ser aproveitada ou adaptada, conforme o uso que você fizer.

2. Imagine-se utilizando o espaço

Como e quando você e sua família pretendem usar o pátio? Seus hábitos podem exigir diferentes tipos de iluminação – você pode considerar, inclusive, o uso de velas para os jantares noturnos, reduzindo a necessidade de utilizar energia elétrica.

3. Previna os clarões

Ao ter uma ideia mais clara da iluminação existente e dos usos do pátio, você previne os chamados “clarões”: aquelas luzes mal posicionadas, que vão direto nos olhos, sem levar em conta o modo como as pessoas se posicionam no espaço.

4. Luzes diretas e indiretas

A iluminação pode ser dirigida de forma direta às áreas de atividades (refeições, descanso etc.) ou então indiretamente, apontando para cima, por exemplo, e iluminando o espaço de forma mais suave.

5. Plantas e objetos em destaque

Você pode potencializar a beleza de plantas e objetos presentes do pátio, ressaltando suas silhuetas e criando jogos de luzes e sombras.

6. O caminho até o pátio

O percurso externo – como temos no Las Rocas, entre a entrada e os fundos – pode ser valorizado com luzes sutis que indicam o caminho e antecipam os momentos agradáveis que serão vividos no pátio.

7. Arquitetura em evidência

O pátio torna-se também um lugar privilegiado para contemplar a arquitetura da residência. Vale estudar de que forma você pode dar destaque aos elementos arquitetônicos, de modo que a casa se torne protagonista e objeto de admiração de quem frequenta o seu lar. [fonte: Hometeka]



Leia outros conteúdos sobre a Zona Sul

“Vale night” para pais na Zona Sul de Porto Alegre

“Vale night” para pais na Zona Sul de Porto Alegre

Dicas

Um espaço educativo para crianças na Zona Sul de Porto Alegre oferece um serviço que vai atrair muitos pais com filhos pequenos: o "vale...

Valentina Steak Bar: novidade na Zona Sul de Porto Alegre

Valentina Steak Bar: novidade na Zona Sul de Porto Alegre

Dicas

O Valentina Steak Bar é uma novidade que vai encantar os apaixonados por churrasco de Porto Alegre. O restaurante – vizinho do empreendimento...

4 hamburguerias na Zona Sul de Porto Alegre

4 hamburguerias na Zona Sul de Porto Alegre

Dicas

As hamburguerias na Zona Sul de Porto Alegre seguem a tendência dos últimos anos na Capital, oferecendo menus criativos e deliciosos para os fãs...

Receba nossa newsletter e fique por dentro das novidades


Whatsapp